sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os sinais de Gideão


“Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso." (JZ 6:12) "Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?" meu grifo(JZ 6:14)

O povo de Israel padecia fome. Por não ouvirem o Senhor, é subjugado pelos midianitas. Antes, fizeram o que era mau aos Seus olhos.
Gideão, o menor na família de seu pai. Das menores famílias. A ele o Anjo do Senhor apareceu. Observou qualidades que o credenciavam para livrar Israel de seu inimigo.

"Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir. Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR." (JZ 6:5,6)

Gideão, moendo o trigo no lagar, demonstrou ser forte. Trabalhador. Contudo, apesar de seus atributos, não confiou no Senhor de imediato. Reclamou da situação de penúria que vivia seu povo.


Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram...(JZ 6:13)

Esta frase demonstra dúvida. Gideão, para crer, pediu sinais, maravilhas.
“Dá-me um sinal de que és tu que falas comigo?”(v.6:17)....
Não foi a forma, mas a Palavra dita a Gideão. Quem era aquele Anjo? Ele disse: o Senhor é contigo. Porventura não te enviei eu?

Deus escolheu Gideão. O menor em sua família. Das menores famílias de Israel.

Deus, invariavelmente, sempre escolhe o menor e o mais novo. Foi assim com Caim e Abel. Escolheu Abel, mais novo. Esaú e Jacó, este o mais novo. Isaque, o mais novo. Moisés, o mais novo. Davi, o mais novo de sua família. Somente a “nova” geração entrou na Terra Prometida.. O filho pródigo foi o mais novo.

Sara concebeu em sua "velhice". Do velho saiu o novo. Isabel também concebeu em sua "velhice", ou seja, do velho saiu o novo.

Jesus: substituiu o "velho" pelo “novo”. Velho homem adâmico. Novo homem em Cristo.

Analisemos o comportamento de Gideão.

Para comprovar se era mesmo o escolhido, pediu a Deus três sinais. Crença relativa.

O primeiro: ofereceu um cabrito e pães ázimos ao anjo de Deus. Percebe-se o futuro sacrifício de Jesus, nesta oferenda. O Anjo do Senhor (a meu ver, Cristo), ao tocá-la, foi consumida pelo fogo.

“E o anjo do SENHOR estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do SENHOR desapareceu de seus olhos." (meus grifos Jz.6:21)

Com este primeiro sinal, Gideão creu. Edificou um altar. Fez sacrifícios. Derribou o altar de deuses pagãos da casa de seus pais. Se bem que à noite. Por que? Sua crença foi relativa.

Muitos procedem assim. Creem, começam a edificar espiritualmente. São batizados. Professam a Palavra de Cristo. Derrubam altares de suas vidas. Idolatrias, vícios, maneira desordenada de viver.

Contudo, ainda ficam na dependência de sinais para prosseguirem na fé. Foi o caso de Gideão.

"Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele”.(JZ 6:34 meu grifo)

Revestir não é “habitar em”. É cobrir, agasalhar. Em verdade, Deus estava próximo. Só que Gideão não estava confirmado em sua fé. Ainda queria sinais. A uma pessoa que dependa de sinais, dela não se pode dizer que esteja firmada na Rocha. A Rocha é Cristo. Esta pessoa crê em Deus. Mas quer sinais.

“E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste”.(JZ 6:36, 37 meu grifo)

Se isto, se aquilo...então conhecerei.

Ora, Gideão temeu morrer quando viu o Anjo do Senhor. Ouviu a voz do Senhor, creu, agiu, conforme a Sua Palavra. (Jz.6:22-30) Como ainda não cria totalmente?

Estas palavras refletem em Gideão sua crença parcial.

Lamentável dizer. É o que foi. Para seguir em frente, mais um sinal, o segundo. Vejam que o anjo do Senhor qualificou Gideão homem valoroso. Apareceu-lhe em pessoa. Foi-lhe imperativo: você livrará Israel. “Ai, com que livrarei?”

Ai, meu Deus, ai, Senhor, que farei?

Estas lamuriações partem da boca de pessoas que conhecem o Senhor. Estão com o Senhor, mas não estão nEle. O irmão do filho pródigo, o mais velho, sempre esteve com o pai. Reclamou do irmão. Indignou-se. Ficou fora da festa. Se ele estivesse no Pai, com certeza receberia seu irmão alegremente. Verdade que temos tribulações. Difíceis. Destarte, em Cristo somos fortalecidos. (Fil.4:13).

"Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (JO 15:4,5)

Conhecer Cristo e vivê-Lo são coisas diferentes.

Cristo disse que nada podemos fazer se não estivermos nEle. O sinal que Gideão pediu: o orvalho cair exclusivamente no velo de lã. Então conhecerei. Haja paciência!

Entretanto, o Senhor é bom. Fez o que Gideão pediu.

Pronto! Isto foi suficiente. “Agora, posso ir à luta! Conheci que o Senhor está comigo. Sem problemas!”

Ah! Bom se fosse verdade!

Quantas vezes nossa fé é testada. Deus faz cair o orvalho exclusivamente sobre cada um. No momento certo. Palavras que nos são dirigidas. Alguém que nos fala. Até mesmo pessoas que não sejam ainda eleitas no Senhor, nos dão testemunho de Sua vontade.

O que fazemos?

Queremos sinais, evidências para confirmar. Então...

"E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, e se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho”.(JZ 6:39)

Gideão agora queria o contrário.

Novamente, o Senhor graciosamente o atendeu. Só então Gideão ficou convencido. E era valente. Imaginem se não fosse. De fato, era mesmo. Para testar o Senhor assim, haja valentia. Ficou claro que Gideão não estava crendo que era o escolhido para livrar Israel.

Convenhamos que esta não era tarefa fácil. Os tempos eram outros. Deus revelava-se diretamente às pessoas. O Espírito Santo ainda não havia sido derramado. Haveria de sê-Lo na revelação de Cristo aos homens.

Depois, Gideão deu provas de sua plena confiança no Senhor. Enfrentou os midianitas com 300 homens, dos 32000 que dispunha para a batalha. Novamente vemos aqui que Deus trata com o mínimo, ou seja, a menor quantidade.

Que bom que isto tivesse acontecido só com Gideão, não é?

Mas não, isto acontece em nossos dias. E a tarefa não precisa ser tão difícil como a de Gideão. Necessário refletir. Devemos confiar em Deus, não testá-Lo. Hoje temos Cristo crucificado a nosso favor. Gideão não tinha. O tempo era outro.

Disseram-lhe, pois, os outros discípulos:

“Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.” (meu grifo JO 20:25)

Tomé falou: de maneira nenhuma o crerei. Queria um sinal.

Os homens ainda procuram sinais que indiquem a presença de Deus. Querem sentir, ver. Sensações, êxtases, visões, etc.

"(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)”.(2CO 6:2)

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.(meus grifos JO 4:23)

Não que dentre tais eventos não existam os verdadeiros, procedentes do Senhor. É preciso que haja discernimento. Devemos crer pela Palavra, não por sinais. Os sinais (quando ocorrerem) são consequência. Decorrem da atuação do Espírito em nós e isto para glória de Deus.

"Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;" (meu grifo MT 12:39)

Quando Jesus fala em geração má e adúltera, refere-se à geração adâmica. Esta geração pede sinais. O homem, desde os primórdios, crê através de sinais.

Estes, nem sempre procedem do Pai. Muitos conhecem o Deus vivo e verdadeiro. Só conhecem. Antes, adoram os deuses do ventre, da idolatria. Procuram destaques aqui, acolá, além.

O homem precisa de Deus. Isto é inegável, sintomático. Quando não O acha, sua mente trabalha. É poderosa. Há no homem poder incomensurável (em sua alma). Extrapola dimensões. Varia de indivíduo para indivíduo.

“...E lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos." (ÊX 7:10,11)

Fizeram também o mesmo com seus encantamentos.

Indica espíritos enganadores. Uma menina tinha poderes. Adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Declarava inclusive que Paulo era servo do Deus Altíssimo.

O que Paulo fez? Repreendeu-a. O que estava nela não provinha de Deus.

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." (meu grifo AT 16:16-18)

Paulo ficou perturbado. Só após muitos dias Paulo agiu. É de se supor que antes orou e obteve discernimento. Não foi uma ação imediata. O espírito, na menina, declarava verdade. Isto mostra que não devemos crer em tudo que vemos. Melhor não ver e crer.

Uma consideração. O tempo de Gideão já passou. Estamos agora no tempo aceitável. No tempo em que Deus já nos deu sinal único para crermos nEle e sermos salvos dos “midianitas”.

Quem são os midianitas?

É o mundo que jaz no maligno. São nossos pecados e concupiscências. É o próprio homem voltado para si. Temos a semente do pecado. Este sinal único é o “toque do cajado na carne e nos pães ázimos na rocha”. Ou seja: a crucificação de Cristo.

No corpo de Sua carne foi crucificado nosso velho homem. Na cruz, foram queimados e consumidos nossos pecados na carne. Este é o único (e grande) sinal para nós.

Se para crermos ainda precisarmos de sinais seremos “gideonitas” (velho homem). Cristãos (novo homem) não precisam de sinais. A graça de Cristo é suficiente.

Há muitos “gideonitas” no mundo. Crêem em Deus. Alegram-se quando os demônios se lhes submetem. No entanto, cuidado. Cristo diz:

"... não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”.(meu grifo LC 10:20)

A nossa alegria está em Cristo.

A Sua graça é nosso suprimento diário. Cristo é doador do Espírito Santo que habita em nós. Sinais? Se necessários, serão por conta dEle. O maior dos sinais é o amor que provém da cruz. Sobrepuja todos os dons.

"O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." (2CO 1:22)

A missão que Gideão teve foi difícil. Venceu. Nós já somos mais que vencedores em Cristo. Nosso combate é bom. Só precisamos completar a carreira e guardar a fé. Portanto...

“Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11:40)

"Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles." (LC 12:27)

"Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos." (LC 12:29)

“Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (LC 12:31


Em Cristo, 100%.

Roberto

OBS: Autor é não católico, membro do antigo Forum União desde fevereiro 2005.

Um comentário:

  1. Repouso no espírito... Batimos no espírito... linguas estranhas etc. SInais, sinais e mais sinais!

    Não é isso que fazem os pentecostais e RCCistas? Os Gideões do século XXI! Geração pervesa, infiéis!

    ResponderExcluir