domingo, 11 de julho de 2010

Uma nova visão sobre Maria Santissima

Com este papo simples eu gostaria de conversar com todos vocês a respeito dessa simples mulher, chamada Maria de Nazaré. Uma menina judia, escolhida para ser a Mãe do Messias, pertencente à família de Davi. A anunciação, a gravidez, o nascimento tudo nós já sabemos. Passemos agora a analisar outros aspectos tão pouco comentados.


Deus poderia ter enviado seu filho Jesus já grande com aparência de 30 anos. Ele simplesmente apareceria e diria que era o Messias. Maria, já casada com José poderia ser apenas uma dona de casa que acolheria por alguns dias aquele pelegrino e acreditaria nas palavras Dele. A história seguiria seu rumo normal. Poderia também fazer aparecer na porta da casa de Maria um cesto com um bebê. Um anjo apareceria avisando para que se cuidasse do bebê pois esse era o Messias. José poderia ficar desconfiado que Maria escondeu a gravidez, mas o anjo falaria com ele. Maria seria apenas uma Mãe adotiva e teria seus méritos por ter cuidado daquele bebê. Mas nunca, jamais seria considerada Mãe Dele, muito menos Mãe de Deus, pois se não era mãe de Jesus, não poderia ser Mãe de Deus, pois Jesus falou: "Eu e o Pai somos um". A história seguiria seu rumo normal....

Mas não, Deus não quis assim. Você quer agora discutir com Deus? Ele é soberano em todas as coisas. O que Ele faz, acata-se, não se discute. Pois conforme ele havia prometido a Davi, o homem de seu coração, Ele disse que o Messias nasceria de sua descendência e assim foi. Nasceria um homem de uma virgem, cujo Pai seria Deus. Maria foi escolhida entre todas as mulheres. Vejam só gente, foi Deus quem escolheu. Não foi Jesus quem disse: "Eu quero essa mulher como minha Mãe", foi o Pai Dele quem a escolheu para ser a
Mãe de seu filho. Também não foi Maria que escolheu, ela foi escolhida.

Vejam bem: Artistas famosas escolhem os melhores médicos e hospitais para darem a luz. De acordo com as nossas possibilidades financeiras escolhemos o melhor para o nascimento de nossos filhos. Séculos atrás escolhia-se as melhores parteiras. Mas nós escolhemos de acordo com o dinheiro que temos,
portanto somos limitados ao dinheiro que dispomos. Logicamente que Deus não usa o dinheiro, mas com certeza procurou o MELHOR para o seu filho. E logicamente escolheu o mais puro e imaculado ventre. Não só escolheu, Como PROTEGEU. Sendo a vontade Deus e para ele nada é impossível, preservou Maria do pecado original antecipadamente. Agora vá duvidar e discutir sobre essa vontade Dele vá!!!! Maria não é imaculada por direito de seus pais; mas pela gratuidade de Deus.

Vejamos como se deu essa total proteção. O diabo sabia da vinda do Messias, tanto que tentou matá-lo através de Herodes. Lógico, seria mais fácil eliminá-lo no ventre do que já adulto. Agora aqui um detalhe importante que muitos de vocês nunca pensaram: Porque o diabo não procurou Maria e lhe fez proposta para abortá-lo? Poderia, assim como fez com Jesus, propor a Maria a retirada do filho em troca de um filho dele, do diabo com promessas de domínio total sobre tudo inclusive sobre Deus. Simplesmente o diabo nem chegou perto de Maria. Nós não vimos mas você, meu irmão, já parou para pensar a quantidade de Anjos guardiões, invisíveis aos olhos humanos, estavam sempre ali do lado de Maria para protegê-la? Essa sem dúvida foi a maior das missões que os Anjos receberam do Altíssimo: Cuidar para que nada aconteça a Mãe e aquela criança. Garanto que você nunca pensou nisso. O diabo nunca teve chance. Essa mulher não foi a mesma de gêneses. Dessa vez Deus teria dito: "Com essa não!" Observe que até hoje existe uma DISTANCIA entre Maria e o diabo. Este último não gosta nem de ouvir falar o nome de Maria, como se vê a proteção foi eterna!

Deus foi o Pai e o Espírito Santo foi o encarregado de fecundá-la. Será que é pouca coisa engravidar por obra do Espírito Santo? O VERBO se instalou dentro dela, se fez carne, nasceu, e habitou entre nós. Queira ou não Deus a usou para nós trazer o Salvador, e ela faz parte da missão salvítica de Deus. Toda a honra e toda a glória para esta criança, esse Messias, esse Salvador. E ela, Maria, foi a primeira e desejar toda a gloria para seu filho. Não houve orgulho maior para aquela mulher, ser a mãe do Messias. Preste bem atenção no que vou dizer agora: Maria foi escolhida, o Espírito Santo desceu sobre ti e a partir daquele momento ela tinha consciência da missão que acolhera. Ela, por graça de Deus já tinha plena convicção de tudo que Ele, seu filho podia fazer e o que poderia passar.

Ela não era mais um simples mulher, mas uma mulher especial, o que havia de mais preciso estava dentro dela. Dizer que Maria foi "uma qualquer" é até duvidar da vontade de Deus. Talvez ela mesma seja a primeira a pedir ao filho o perdão por essas pessoas que pensam assim. Se você considerar que para Deus nada é impossível, verá que tudo que relato acima tem um certo fundamento. Mas se você pensa o contrário, por certo este meu texto não é e nunca será para você.

Vamos analisar agora outros fatos levantados por aqueles que tentam denegrir a imagem desta mulher. "Ela pouco foi citada nos evangelhos" "Ela não foi assim tão importante, ela não deixou nada escrito, senão os apóstolos tinham registrado". Gente Maria pediu nas bodas ao seu filho, pois sabia, como falei lá atrás, de que seu filho era capaz. E queira ou não, ela fez Jesus fazer seu primeiro milagre. Depois os registros das falas dela foram os mais importantes. Mas o detalhe mais importante disso tudo é que, ao contrário de alguns, Maria CONSERVAVA TUDO EM SEU CORAÇÃO. Ou seja, ela guardava tudo no silencio de seu coração, pois fazia parte, e sabia da missão do filho. Ela, mesmo sabendo(pela graça de Deus)do que viria pela frente, silenciou, agüentou, tudo calada, e suportou tudo e jamais tentou, com seu instinto de mãe, atrapalhar a missão de seu filho. Pois não esqueça disso: Ela conservava tudo em seu coração(silencio).

Alguns, mais ignorantes, dizem que ela é a "besta do apocalipse". Vejam que absurdo minha gente. Eu comparo uma declaração dessa como pecado contra o Espírito Santo e que por certo não terá perdão, veja porque: Jesus a entrega ao discípulo que ele mais amava, João, considerado o teólogo de Deus. Eis teu filho, eis tua mãe. Com isso João passa a ser irmão de Cristo. Jesus entrega sua Mãe, seu precioso bem na terra aos cuidados de João. Logo depois, Jesus inspira João a escrever o apocalipse, e revela sua Mãe como a besta????? Que absurdo meu Deus! Que heresia! Que pecado! Aí já não se trata de ofender a Maria ou a Jesus, mas ao Espírito Santo, pois este Espírito foi que fez João escrever aquele texto. Cuidado minha gente! Muito cuidado para não falar besteiras como essas! os pecados contra o Espírito Santo não serão perdoados, neste nem no outro mundo!

Outro ponto interessante é que muitos só olham a vida de Maria com Jesus pelo que está relatado nas escrituras. Pelas mentes SOLADAS Jesus nasceu, desapareceu, reaparece aos 12, desaparece e só reaparece aos trinta anos, pois é só o que consta na bíblia. Gente ela foi Mãe dele a vida inteira. Não foi só quando nasceu e depois dos 30 aos 33 anos! E o resto de 1 a 30? Não conta? O que uma Mãe e filho passam juntos só eles sabem. Uma mãe sofre muito, a vida inteira se dedica ao filho. Quem é mulher e mãe sabe do que estou falando. Existiu toda uma relação entre mãe e filho. Imagina a preocupação que ela teve com ele quando pequeno!!! Você já parou para pensar quantas vezes Maria se ajoelhou para orar pedindo perdão a Deus por qualquer coisinha que tenha acontecido ao Jesus menino, por exemplo uma simples queda? A missão que ela recebeu não foi uma missão qualquer! Imagina o cuidado que ela teve com ele. A bíblia não relata essas coisas, mas de fato não aconteceram? Claro que sim. Muitas coisas entre mãe e filho e só quem é mãe sabe o que falo. E ela quando o viu crucificado, teve duplo sofrimento, uma como mãe de seu filho e outra como mão do salvador. A dor para ela naquele momento foi a pior de todas. A dor foi tanta que já estava previsto que uma lança transpassaria seu coração. Essa dor foi como uma lança enfiada no seu coração. Caro leitor, será que seu coração, meu irmão e minha irmã, é tão duro assim para você não entender essas coisas?

30 anos juntos, quanta coisa falaram? Caberiam nos livros do mundo? Será que Maria não quis saber como era o céu? "Como é o Céu meu filho?" Para os hereges e "donos do Céu" provavelmente deu isto como resposta a sua Mãe: "Não digo, quando eu vier te julgar, se a senhora for salva então a Senhora verá como é o Céu!

Vamos agora para outra questão. Alguns dizem que Jesus quando ressuscitou nem apareceu para Maria. Será? Vamos ver isso: “Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. Resplandecia como relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve. Vendo isto, os guardas pensaram que morreriam de pavor. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que ele repousou. Ide depressa e dizei aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galiléia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse. Elas se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos. Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés. 10. Disse-lhes Jesus: Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão." MT (28 1-10)

Vejam bem, o anjo diz que Jesus já estava a caminho da galiléia, que elas fosse atrás pois lá o veriam de fato. Elas saem correndo para avisar aos discípulos. Jesus então vem ao encontro delas. Onde Jesus estava?
Pela lógica já a caminho da Galiléia, mas não! Será que não foi ver sua Mãe????? Vamos a segunda hipótese: Jesus então pede que elas avisem aos seus irmãos(ela avisam aos discípulos pois Jesus não tinha irmãos)
Voltemos ao caso. Jesus já havia dado ordens aos anjos para quando elas aparecessem, dissessem para avisar aos discípulos, e porque tornou a falar isso com elas? Porque Jesus não seguiu para Galiléia junto com elas? Onde ele iria ou estaria que elas não poderiam saber? Será que não estava com sua Mãe? A única pessoa que Jesus poderia se encontrar primeiro e esta pessoa ficaria CALADA, seria Maria pois era costume dela guardar tudo em seu coração. E se ela guardou, é porque assim o quis. Sua humildade era gigante, jamais sairia se exaltando e dizendo que foi a PRIMEIRA a vê-lo. Coisas dessa humilde serva. Neste caso ela não relatou para ninguém e por isso mesmo não consta na bíblia. Agora pense bem, Jesus viu a Mãe dele sofrer ali junto com ele no calvário, pediu que honrasse Pai e Mãe, e ele, sabendo da alegria que daria a ela, não apareceria para a mesma?

Assim como Enoch e Elias, Maria já se encontra na Gloria. Ela foi assunta aos Céus. Seu corpo ou restos mortais jamais foram encontrados, mas alguns dizem que ela está dormindo, aguardando o JULGAMENTO, quando da vinda do Cristo. Pensem bem, antes de dizer uma besteira dessas! Maria vai ser julgada. Julgada de que? Imaginemos a situação: Jesus vem, faz-se uma fila, chega a vez de Maria, então Jesus diz: "Minha Mãe eu vou julgá-la agora para ver se a Senhora tem condições de entrar no Céu. Como sei tudo do passado, vi que a Senhora me deixou cair 5 vezes, atrasou um pouco a mamadeira quando eu estava com muita fome, não cantou uma cantiga de ninar numa noite e...aquela viagem que quase me perdi" Neste caso, a Senhora não vai para o Céu, infelizmente!" Parece trágico se não fosse cômico! E quem pensa dessa maneira provavelmente são aqueles que já são, por antecipação, OS DONOS DO CÉU, já pagaram um dízimo extra e COMPRARAM um terreninho(sic).

Vejamos uma passagem em Lucas 11, 27-28.

Jesus acabara de fazer um importante discurso e uma mulher, do meio da multidão, gritou: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que foste amamentados. Mas Jesus respondeu-lhe: "Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática."

Não sei se é impressão minha, ou você, com estas passagens que explicarei a seguir, pretende insinuar que Jesus teria desprezado sua Mãe? É isso? Se for, eu seria mais santo que Ele, pois nunca desprezei minha mãe, jamais pecando, assim, contra o 4º Mandamento da Lei de Deus que manda honrar pai e mãe. Ora, se Jesus desprezou Maria, evidentemente ele teria pecado contra o Decálogo. E se pecou, nossa fé seria vazia e seríamos os mais infelizes dos homens. Se Jesus desprezou mesmo Maria, como alguns insiste em defender indiretamente, Ele, segundo os Provérbios, seria, no mínimo, insensato:

“Apenas o filho insensato despreza sua mãe!” (Pr 15,20)

Nada disso, Maria É DUPLAMENTE bem-aventurada, para desespero de alguns,
pois além de amamentá-lo ela ouvia a palavra do Senhor:

“Maria, porém, conservava todos esses fatos e meditava sobre
eles em seu coração.” (Lc 2,19)

“E sua mãe conservava no coração todas essas coisas.” (Lc 2,51)

Agora o mais importante: Para aqueles que dizem que Maria foi APENAS mãe de Jesus-homem, peço-te mais um pouco de sua atenção. Se ela foi somente mãe desse Jesus-homem, QUEM morreu na Cruz?

Foi Jesus-Deus (Jesus ressuscitado) ou foi o mesmo Jesus-homem?

Responderá você: Lógico que foi Jesus-homem! Sendo Jesus-homem quem morreu na Cruz, ele era filho de quem? Com essa sua teoria só podemos concluir então que, quem sacrificou na cruz por nós foi o Jesus-homem, filho de Maria!!! Então Maria deu seu filho em sacrifico por nós! Viu a confusão que você criou? Saia dessa agora! Qual Jesus morreu na Cruz?

Agora vamos tratar do tema Maria Mãe de Deus. Porque nós católicos a consideramos assim e porque os evangélicos deveriam considera-la também.Deus é eterno, portanto Maria não poderia ter gerado Deus. Ela é Mãe do Filho de Deus encarnado, no tempo; é Mãe do Filho de Deus feito homem. Cristo não tinha duas naturezas. Era uma única pessoa. Veja só, se sua mãe te gerou, ela gerou apenas seu corpo, não sua alma, mas é sua mãe por inteiro. Se você diz que ela não é sua mãe por inteiro só por que não gerou sua alma, está totalmente errado.

Portanto Maria é mãe de Deus achado na forma de homem, pois o verbo se fez carne e habitou entre nós. Quando na reza da Ave Maria dizemos "Santa Maria mãe de Deus" queremos dizer: "Santa Maria mãe de Deus-Filho" pois Jesus disse, "quem me vê vê o Pai" e "Eu e o Pai somos um", portanto se Jesus é Deus e se Maria é mãe de Jesus, logicamente ela é mãe de Deus-Filho, ou seja, mãe de Jesus na forma de Deus.

Concluindo esta parte, vamos tratar do ódio que muitos evangélicos nutre pela figura de Maria.

Não entendo o porque de tanta indiferença e tanto ódio contra Maria. Por acaso Jesus vai gostar mais de voce por agir assim? Não seria o contrário?

Agora veja o que diz um dos fundadores do protestantismo sobre Maria: "Que são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra, comparados com a Virgem Maria, que, nascida de descendência real (descendente do Rei Daví) é, além disso,mãe de Deus,a mulher mais sublime da Terra? Ela é na Cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade" (Martinho Lutero, Comentário ao Magnificat, apud M. Basilea Schlink, - autora protestante - in revista Jesus Vive e é o Senhor).

Já foi dito que é pelo fruto que se conhece a árvore, portanto se a árvore é má o fruto é mau, e se a árvore é boa, o fruto é bom. Imagine agora a grandeza desta árvore que gerou o mais precioso friuto para nós: Jesus.

O Espírito Santo, confirmou através da boca de Izabel: "Bendito é o fruto de teu ventre!"

Outra coisa: O Senhor Jesus Cristo seria filho biológico de Maria com caracteres genéticos e hereditários herdados do Pai(Espírito Santo)e da mãe (Genótipo), e não se esqueçam que Jesus é descendente de Daví única e EXCLUSIVAMENTE por Maria, pois embora José tivesse descendencia ele não teve participação na concepção de Jesus.

Com isso, caro leitor, espero que de agora em diante, tenha uma outra visão daquela, a ÚNICA que teve contato íntimo com a Santíssima Trindade. Pense duas vezes antes de falar besteiras, lembre-se que Ele, Cristo, é tudo, é nosso salvador, mas respeitar Maria é o mínimo dever de uma pessoa que se diz Cristã!

Lisardo


(Publicado originalmente em 10 abril de 2005 às 23:59:24)

Um comentário:

  1. DEUS o abençoe por estes esclarecimentos muitos cristãos mesmo da nossa Igreja católica Apotolica Romana não entendem ou não sabem desta grande verdade sobre a santidade de Maria Santíssima Mãe de JESUS CRISTO e nossa MAE nos doada por ELE na CRUZ Obrigado por essas Reflexões para nós católicos e nossos irmãos e filhos SEPARADOS que o Espírito Santo do PAI o ilumine sempre DIVA

    ResponderExcluir